Cumes

 

Fotografias 10x15cm, perfuradas e  colocadas sobre prateleiras de luz. 2013

 

 

Cumes é um trabalho sobre o processo, sobre o que define e caracteriza a técnica da fotografia: a criação de imagens com e a partir da luz.

Estas fotografias foram impressas num local vulgar de impressão de fotografia com o papel que usam normalmente. São brancas, têm o formato  10x15cm e no verso (como acontece neste tipo impressões) aparece a marca do papel, o nome e o formato com que as fotografias foram guardadas (neste caso pode ler-se: untitled 1. jpg, untitled 2. jp, e assim consecutivamente).

Coloquei as fotografias em água para conseguir separar parte das diferentes camadas que constituem o papel fotográfico. Desta acção resulta, nas várias fotografias, diferentes orifícios com diferentes profundidades e transparências. Por fim, estas imagens são colocadas em pequenas e finas prateleiras de luz.

Trata-se de uma aproximação literal à definição da fotografia: à luz que desenha, às diferentes aberturas que modelam e que dão forma.

A Fotografia é simultaneamente um suporte e um instrumento capaz de gerar imagens e objectos. É numa aparente redução literal à singularidade da técnica fotográfica que este projecto se expande para campos próximos da escultura, da instalação e do desenho.

 

Voltar atrás